terça-feira

Terapia com células-tronco para parar a osteogênese imperfeita.


















Em abril de 2014 começou no Hospital Universitário de Cruces (Barakaldo) a primeira terapia avançada para parar a osteogênese imperfeita (OI) ou "doença dos ossos frágeis", com a ajuda de células-tronco na Espanha.
O procedimento, apelidado de TERCELOI (terapia celular baseado em células-tronco mesenquimais aplicados a pacientes com osteogênese imperfeita), tem como objetivo demonstrar a eficácia da administração de células-tronco mesenquimais em crianças, desde que sejam compatíveis, para parar a doença.
A "doença dos ossos frágeis" ou "ossos de  vidro" é uma doença genética que enfraquece os ossos e faz com que eles se quebram facilmente, sem qualquer razão aparente. Outros sintomas incluem fraqueza muscular, dentes frágeis e surdez.
A osteogênese imperfeita está presente no nascimento. Os doentes têm menos colágeno do que a qualidade normal ou menor e, como esta é uma importante proteína da estrutura óssea, provoca fragilidade e fraqueza incomum neles. 
O diagnóstico pode ser feito antes do nascimento. Uma pessoa com esta doença tem 50% de chance de passá-lo para seus filhos, mas há casos em que o gene afetado aparece sozinho.
Felizmente, apenas 0,008% da população mundial é afetada.
Até o momento não existe nenhum tratamento curativo, os pacientes são submetidos a tratamento de reabilitação para fortalecer, corrigir e prevenir malformações ósseas.
As células estaminais podem ser obtidas a partir de diferentes tecidos de um dador, neste caso, de medula óssea de um irmão, elas são expandidas in vitro e têm uma grande capacidade para migrar para os tecidos danificados. O primeiro ensaio clínico com base nelas ocorrido há mais de 15 anos. Uma vez que é um método que tem sido utilizado em centenas de pacientes sem produzir qualquer efeito adverso.
Estas características levaram especialistas do hospital Cruces a pensar sobre os efeitos benéficos de uma doença como a OI.
Tem havido várias experiências de terapia celular baseada na infusão de células em ratinhos com a doença, que tem mostrado resultados promissores no aumento da densidade óssea e diminuição do número de fracturas ósseas. 
Os primeiros testes clínico realizado em crianças, por mais de uma década, provou ser um sucesso. No entanto, implicava o risco que poderia produzir,  efeitos adversos sobre o transplante de medula óssea e isso levou à necessidade de estabelecer um tratamento imunossupressor, ou seja, tratamento que garantisse o bom funcionamento do organismo.
Portanto, no hospital Cruces, eles propuseram que as crianças entre 6 meses e 12 anos com OI podem se beneficiar de terapia celular alogênico, ou seja, as células de outra pessoa, com base em células-tronco de um doador de células histocompatibilidade sem ter que se submeter qualquer tratamento imunossupressor.
O TERCELOI, em ensaio clínico, primeiro com células-tronco mesenquimais em crianças com osteogênese imperfeita a nível nacional, começou em 2014 e está programada para terminar em 2018.

Fonte:http:biotech

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Obrigado pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma mensagem!

Nome

E-mail *

Mensagem *